Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Para fugir ao tradicional peixe assado aos almoços de sábado, resolvi fazer uma cataplana. Tenho uma que comprei na minha lua de mel, sim porque quando me casei não íamos para o estrangeiro, ficámos por Tavira e já foi um luxo. A minha não é apenas uma peça decorativa, é de cobre feita por um mestre de trabalhar o cobre, foi uma peça cara que compensou bem o investimento inicial. Utilizo muitas vezes para confencionar vários pratos: caldeiradas, carne de porco com ameijoas, etc. ficam sempre com um sabor diferente.
Ingredientes
1 folha de louro; 1 ramo de coentros; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 1c. sopa polpa de tomate; 1 tomate pelado; 1 cenoura; pimento; coentros; vinho branco; azeite; colorau; piripiri e sal q.b.
Camarão cru; lombos de tamboril; ameijoas; batatas
Preparação
Descascam-se os camarões crus e reservam-se.
Para o caldo: num tacho com azeite refogar as cabeças e as cascas dos camarões, de seguida, adicionar 1 cebola picada e uma cenoura cortada em pedaços, um dente de alho esmagado e 1 ramo de coentros, o vinho branco, 1 colher de sopa de polpa de tomate e sal. Cobrir com água fria, e deixar cozinhar em lume brando, durante apx. 25 minutos.
Corta-se as batatas e uma cebola às rodelas, o pimento em tiras, o tomate aos cubos.
Numa cataplana colocar as amêijoas no fundo, depois o tamboril, as batatas, cobrir com os legumes cortados e o camarão descascado. Regar com o caldo que foi previamente coado. Temperar com colorau, piripiri, sal e um fio de azeite. Terminar com coentros picados. Fechar a cataplana e deixar cozinhar.
Minha nota 1: fiz com tamboril, camarão e ameijoas, mas pode ser feito com qualquer outro tipo de peixe e/ou marisco a gosto.