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Quando a meio da noite um vizinho nos bate à porta a dizer que está a "chover" na casa de banho e nós não temos sinal de "inundação" em casa, a coisa fica complicada. Nada que já não tivéssemos à espera, afinal a casa já tem 22 anos, mais tarde ou mais cedo iria acontecer.
# passo 1
Verificar se a apólice de seguro cobre o sinistro.
Todos os anos reclamo o valor a pagar mas não há duvida que é um descanso. Começou por ser um simples seguro de incêndio (obrigatório a quando da escritura) e que graças a Deus resolvi actualizar à uma boa dúzia de anos cobrindo recheio e outros sinistros.
# passo 2
Contactar a companhia a reportar o sinistro.
Em menos de 24h, agenda a peritagem. 80% da avaliação foi logo efectuada, no entanto tive que contactar a companhia das águas para substituírem a torneira do contador porque a mesma não estava a fechar correctamente e impossibilitava a realização do teste de pressão.
Aqui foi a parte em que me passei, o contador tinha sido substituído à pouco tempo, porque é que o senhores dos serviços municipalizados não substituíram tudo de uma vez. Grrrrrrr. Resultado: mais despesa e só consegui a avaliação definitiva dois dias depois da primeira peritagem.
# passo 3
Avaliar o diagnóstico da companhia a ponderar a possibilidade de fazer algumas melhorias.
O problema residia nos esgotos da casa de banho, a companhia de seguros assegurou toda a canalização nova, mosaicos novos para o chão além da reparação do tecto do vizinho.
Como a banheira já apresenta sinais de velhice, ainda ponderámos a substituição da mesma, e a remodelação completa da casa de banho. Sabíamos que eram verbas que a companhia de seguro não contemplava, mas como o chão ia ser todo partido, resolvemos fazer uma análise a esse respeito. No entanto os orçamentos apresentados pareceram-nos muitos caros e estavam muito acima do nosso budget. Optamos apenas por suportar os 10% da franquia.
Não abandonámos a ideia de trocar a banheira (inclusivamente quando fomos escolher os mosaicos para o chão comprámos mais duas caixas para colocarmos igual na outra casa de banho) vamos é tentar encontrar alternativas mais económicas.
# passo 4
Agendamento e execução da obra.
Foi tudo efectuado em apenas dia e meio. Profissionais fantásticos, muito cuidadosos e responsáveis. Canalização nova, chão novo e reparação da casa do vizinho (que incluiu pintura de tecto e colocação de novo tecto falso)
Numa semana tenho a casa de banho como nova. Já passei por situações complicadas com seguros o que me deixou muito angustiada quando o meu vizinho me bateu à porta pela primeira vez. Mas desta vez, correu muito bem e até superou as minhas expectativas. É caso para dizer "há males que vem para bem".
Estou grata.