Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Quem todos os dias organiza marmitas para o dia seguinte, têm de ter uma elevada dose de criatividade porque nem tudo fica bem quando requentado, valha-me o facto de eu gostar muito de cozinhar, senão a maltinha cá de casa já me tinha posto as “malas à porta”. De inverno consigo ter mais marmitas prontas, que normalmente adianto ao fim-de-semana, são pratos mais de conforto para os dias frios, estufados e assados que permitem fazer em maior quantidade já a contar com os almoços da semana. De verão os grelhados são os reis da cozinha, mas pouco viáveis para as marmitas.
Fico irritada quando me dizem “outra vez!...”, por isso procuro variar nas receitas, às vezes uma maneira diferente de fazer determinado alimento ou até mesmo outro condimento que se acrescenta torna algo simples de fazer num prato muito saboroso, é o caso da moqueca de peixe. Conheci quando estive em angola, mas também é muito popular no brasil. Cansada de fazer os lombos de pescada estufados ou no forno, e após várias pesquisas de receitas dei por mim a fazer moqueca de peixe à minha maneira.
Ingredientes:
Lombos de pescada, cebola, pimento, alho, tomate, vinho branco, leite de coco, coentros, sal e pimenta. Arroz cozido
Preparação:
Temperar os lombos de pescada com sal, pimenta e colorau, q.b. Num tacho com azeite refogar a cebola picada, adicionar alho laminado e pimento cortado aos pedacinhos, temperar com sal. Tirar a pele e as sementes ao tomate e cortar em pedacinhos, juntar ao refogado bem como o vinho branco. Tapar e deixar apurar apx. 10 minutos. De seguida adicionar o leite de coco e assim que levantar fervura juntar o peixe. Tapar novamente e em lume baixo deixar mais dez minutos, retificar de sal e pimenta. Finalizar com coentros picados. Empratar colocando arroz cozido no prato, adicionar o peixe e o molho por cima.
Minha nota 1: faço com lombos de pescada e até os costumo cortar em cubos grandes, mas pode ser feito com qualquer outro tipo de peixe branco.
Minha nota 2: quando estou a retificar de sal e pimenta costumo engrossar um pouco o molho com uma colherzinha de farinha maisena, cá em casa gostam do molho um pouco mais espesso.
Minha nota 3: não faço referência a quantidades, mas quando se faz todos os dias marmitas para três, essa parte é feita por improviso. Habitualmente depende do número de pessoas e do gosto, e por isso vou retificando conforme necessário.