Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Uma das coisas boas do Inverno, é os sabores e os aromas quentes que podemos usar e abusar. Os dias têm estado cinzentos, húmidos e chuvosos. As minhas saídas à rua têm-se limitado em ir ao supermercado, e nesta fase de testes da minha filha, nem a voltinha dos Domingos à tarde temos feito. As mantas e as meias quentinhas saíram dos armários, e inevitavelmente o forno voltou a trabalhar com intensidade, para além de que as horas que tenho passado na cozinha são a melhor terapia que posso fazer. As pessoas ansiosas não conseguem meditar, disse-me uma vez uma amiga, verdade!...já tentei diversas formas mas sem duvida que entre tachos, panelas, sabores e aromas é a minha melhor forma de meditar. Dei por mim a fazer rissóis, céus não fazia à eras, dão tanto trabalho, mas foram duas horas fantásticas a "meditar": amassar a massa, fazer o recheio, envolver os pastéis e no fim saboreá-los...Yammmi. No fim-de-semana, saiu lombo assado, bacalhau com natas, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, biscoitos de gengibre e sericaia. Desapareceram em menos de nada, e ontem aproveitando o forno que assava escalopes de peru recheados, saiu mais um pão de ló de água.
Ingredientes:
700gr de leite
125gr de farinha
280gr de açúcar
6 gemas
6 claras
Raspa de limão
Q.b. Canela em pó
Q.b. Ameixas d’Elvas
Preparação:
Juntar o açúcar, a farinha e o leite numa panela e ir mexendo. Levar ao lume para engrossar e mexer bem. Acrescentar a raspa de limão. Quando engrossar, tapar com papel vegetal e deixar repousar no frio durante cerca de 20 minutos até ficar morno. Bater um pouco as gemas e juntar ao preparado. Bater as claras em castelo e juntar também aos poucos ao preparado. Mexer sempre para o mesmo lado. Quando ficar fofa, está no ponto. Colocar num prato de barro, que tem de estar quente. Polvilhar com canela em pó e levar ao forno durante 15 minutos a 200 graus.
Guarnecer com ameixas caramelizadas e servir. (não usei).
[Minha nota] Fiz apenas metade da receita e encheu completamente a tarteira de barro, que está na fotografia. Cresceu bastante e ficou muito fofa.
Com o Natal á porta já ando de volta das iguarias, todos os anos faço algo diferente...provavelmente incluir a sericaia na ementa vai ser uma delas...passou no teste :)