Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
"todososdias"
Já tinha saudades de um final de tarde de Sábado por entre tachos e panelas, sem duvida que algumas horas na cozinha são para mim uma verdadeira terapia. Apetecia-nos canelones para o jantar, o que significava ligar o forno. Ainda está calor para fazer bolos de fatia, queria algo fresco para sobremesa do almoço de Domingo por isso uma base de massa quebrada que tinha no frigorífico serviu de inspiração para uma tarte de limão e ainda aproveitei o resto do espaço do forno para uns biscoitos de limão.
Mas não fiquei só por aqui, a minha sogra têm me oferecido quase todas as semanas figos, adoro figos mas como sou a única pessoa cá em casa que os come, não tenho conseguido comer todos, por isso peguei nos mais maduros e enquanto o forno tratava do resto fiz um doce. Só fiz um kilo que me rendeu um frasco e que me vai permitir continuar a saborear os figos durante mais algum tempo.
Tarte de limão
Ingredientes:
1 base de massa quebrada
3 ovos
1/2 chávena de açúcar
sumo e raspa de 1 limão
1 colher de sopa de maisena
1/2 chávena de água
2 dl de leite
90 g de açúcar (para o merengue)
Preparação
Forra-se uma tarteira com a base de massa quebrada redonda, e coze-se no forno. Minha nota: para não deformar pode-se encher com feijões secos, como não tinha usei papel vegetal e cobri com outra base de tarteira por cima. Enquanto a massa coze mistura-se num tacho as gemas, o açúcar, sumo e raspa de limão, a maisena desfeita na água e o leite. Levar a lume brando, mexendo sempre até ferver para obter um creme liso. Verter na tarteira. Bater as claras que em castelo com 90 g de açúcar, dispor sobre o creme e levar novamente ao forno a alourar (cerca de 10 minutos). Deixar arrefecer e guardar no frio até à hora de servir.
----